BH Reformas Prediais | BH Reformas em Prédios | BH Reformas em Condomínios | BH Reformas em Fachadas | BH Reformas em Empresas | BH Reformas em Galpões | BH Reforma Predial em BH | BH Reformas em Edifícios | BH Reformas em Edificações | BH Reformas em Casas.

 

Reformas em prédios ou condomínios: o que você precisa saber.

 

Reformas em condomínios.

Como funcionam as reformas em prédios? Mesmo que você esteja comprando um apartamento novo, é importante estar ciente sobre esse tipo de intervenção. Afinal, enquanto proprietário, você também é dono de parte do espaço coletivo. 

 

E, claro, se as reformas em condomínios valorizam o edifício, valorizam também seu imóvel.

 

Portanto, antes de entender as regras que se aplicam apenas a seu apartamento, veja as normas sobre as reformas em prédios.


Pintura e revestimentos: itens essenciais à vida útil das estruturas

Tratar periodicamente das fachadas externas e internas com pinturas e demais revestimentos é mais do que cuidar da aparência do prédio. Isso ajuda a preservar a integridade dos materiais de sustentação e a evitar infiltrações e fissuras que possam comprometer a segurança da construção e dos moradores.



TRATAMENTO DAS PASTILHAS E VIDROS

Já fachadas revestidas de pastilhas precisam passar por vistoria constante para evitar a formação de uma sujidade conhecida como “olho de peixe”, mancha que se forma na junção entre elas e adquire esse formato característico. Uma vez consolidada, a mancha torna-se definitiva e compromete a estética da fachada. “Muitos condomínios que têm esse revestimento optaram por aplicar uma textura com uma camada mais grossa que a tinta em cima da pastilha, ficando o prédio com acabamento em alvenaria. Assim, a fachada se torna apta a receber pintura se necessário. Mas isso poderia ser facilmente evitado se o edifício tivesse passado por manutenção constante. O revestimento cerâmico é tão bom quanto qualquer outro”



PAREDES INTERNAS TAMBÉM MERECEM CUIDADOS

Na parte interna do edifício - halls, corredores e escadaria – a superfície das paredes é normalmente coberta por tinta. Neste caso, a mais indicada é a acrílica semibrilho, fácil de limpar e que não deixa marcas. Quanto mais brilhante a tinta, mais imperfeições ela mostra na superfície. A tinta acrílica resiste à água, ao contrário da tinta à base de PVA. Isso é relevante para a limpeza do prédio, porque o contato com a água durante a limpeza do piso pode fazer com que esta se infiltre pelo rodapé e promova todos os desgastes típicos de uma superfície atacada pela água sem proteção, como descascamentos. A tinta acrílica disponível no mercado é solúvel em água, mas, depois de seca, fica resistente a infiltrações. A limpeza deve ser feita com detergente neutro ou sabão de coco e esponja macia, evitando o uso de material abrasivo ou à base de amoníaco.



CUIDADO GARANTE VAlORIZAÇÃO

O valor de um apartamento é determinado pela sua localização e, principalmente, pelo estado geral do edifício. Não são raros os casos em que unidades bem conservadas perdem na negociação por conta do estado geral do empreendimento em que estão localizadas.


Cuidar das fachadas requer planejamento e vistoria constante. Os cuidados vão desde uma simples limpeza até a modernização, com a substituição do revestimento por outro mais adequado. Uma consequência bastante onerosa ao condomínio pela falta de manutenção é a necessidade da troca de revestimento afetado pela deterioração dos materiais. Caso os condôminos entendam que os danos foram provocados por descaso ou má-fé do síndico, podem responsabilizá-lo judicialmente.


Share by: