Impermeabilização de paredes externas de condomínios e prédios

 

Renovo Reformas: Neste artigo falaremos um pouco sobre a impermeabilização de paredes, especialmente as das fachadas dos condomínios, edifícios, prédios e edificações.

 

A impermeabilização de paredes

Podendo ser constituídas de concreto, concreto armado, tijolos, gesso, e diversos outros materiais, as paredes são elementos essenciais dentro de uma estrutura.

Cumprindo sua função de delimitar e restringir espaços, e em alguns casos inclusive função estrutural, são as paredes que normalmente ficam em contato direto com as áreas externas de uma construção.


Impermeabilização

É uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel contra ação de águas que podem ser de chuva, de lavagem, de banhos ou de outras origens.

Realize impermeabilização de paredes e garanta a durabilidade das estruturas

Por ter contato com ventos e chuvas e também sofrer com a água que pode se infiltrar por meio das lajes, as paredes podem ter problemas de umidade.

A forma mais eficiente de evitar que essas infiltrações degradem a estrutura, gerando um grande desgaste no acabamento, é realizando a impermeabilização de paredes.

Com a impermeabilização consegue-se evitar que a umidade passe das camadas externas às áreas internas, principalmente quando existem pequenas trincas, pois o material com o qual a maioria das paredes são confeccionadas tendem a absorverem a umidade do ar e da chuva.

 

Aplicação Impermeabilizante no Condomínio | Obra Renovo Reformas

Impermeabilizar é uma atitude saudável para o seu condomínio prédio e para quem vive nele.

Água infiltrada nas superfícies e estruturas afeta o concreto, sua armadura (“ferragem”), as alvenarias e os revestimentos. O ambiente fica insalubre (umidade, fungos e mofo), diminuindo a vida útil da edificação, sem falar no desgaste físico e emocional do proprietário ou usuário que sofre com a má qualidade de vida causada pelos problemas existentes no imóvel.


Tipos de sistemas de impermeabilização

Os sistemas de impermeabilização podem ser classificados em rígidos e flexíveis e estão relacionados às partes construtivas sujeitas ou não, a fissuração.


Impermeabilização rígida

Sua aplicação é recomendada para as partes mais estáveis da edificação. São locais menos sujeitos ao aparecimento de trincas e fissuras, que poderiam comprometer a impermeabilização.

Exemplos de impermeabilizantes rígidos:

Argamassas impermeabilizantes

Cimentos poliméricos

Cristalizantes

Resinas epoxi


Impermeabilização flexível

A elasticidade desses produtos faz com que eles sejam mais indicados para estruturas sujeitas a movimentações, vibrações, insolação e variações térmicas (dilatações e contrações).

Exemplos de impermeabilizantes flexíveis:

Mantas asfálticas

Membranas asfálticas moldadas no local (a quente ou a frio)

Mantas de PEAD, PVC, e PEDM

Membranas de poliuretano, de poliureia, resinas acrílicas, etc.

Belo Horizonte - Minas Gerais

Share by: