A inspeção predial como ferramenta de gestão – NBR-16747
Manter o condomínio bem conservado valoriza o patrimônio e aumenta o bem-estar de todos. Portanto, aposte na manutenção preventiva
Quais os principais serviços de manutenção corretiva em shoppings?
Qual a periodicidade adequada da manutenção predial?
Desafios na gestão de manutenção predial em instituições de ensino
Como realizar os serviços de limpeza e desinfecção de escritórios e condomínios comerciais em tempos de Coronavírus?
Gestão dos serviços de limpeza: como deixar os ambientes de trabalho saudáveis
Passo a passo para adequar a gestão de manutenção predial para a retomada das atividades
Instituições de ensino: principais serviços de limpeza e conservação
Qual é a importância dos serviços de limpeza e higienização na volta às aulas?
Manutenção preventiva predial: como torná-la eficiente em prédios comerciais
Manutenção predial preditiva: o que é e quais serviços estão envolvidos?
Como montar um escopo completo de manutenção predial
Como realizar os serviços de manutenção predial em edifícios comerciais
Qual a periodicidade adequada da manutenção da fachada predial?
Itens que não podem faltar na manutenção de condomínios e prédios comerciais
Quais os profissionais responsáveis pelos serviços de manutenção predial?
Serviços de manutenção predial: como manter a segurança e prevenir acidentes em edifícios comerciais
O que esperar da gestão de manutenção predial no “novo normal”?
Segunda onda da pandemia no Brasil: qual é a importância da limpeza predial?
FACHADAS
A cada 5 anos recomenda-se lavagem da fachada. Para qualquer serviço de fachada (pintura ou restauro), verifique a idoneidade da empresa contratada e solicite documentos, como CNPJ e guias de recolhimento de INSS, FGTS, ISS, entre outros. Os funcionários precisam trabalhar com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados. Lembre-se que o síndico é co-responsável em caso de acidentes.
GARAGENS
erificar se a pintura dos canos segue a NR-26, que diz respeito a sinalização de segurança.
Não permitir a colocação de pneus junto às paredes e manter as demarcações das vagas pintadas com tinta adequada.
Garantir iluminação adequada (sensores de presença ajudam na economia de energia).
Fique atento ao aparecimento de trincas, infiltrações ou vazamentos.
Para garantir que todos esses itens sejam atendidos, o ideal é uma visita diária do zelador às garagens
TOPO DO PRÉDIO
Inclui pára-raios (verificar se está de acordo com a NBR 5419/2001), luz-piloto, telhas, calhas e ralos,lajes,guarda-corpo e escadas, casa das máquinas e barrilete. Pequenos problemas, como ralinhos desencaixados ou calhas obstruídas por folhas, podem trazer sérias consequências.
Telhados também são itens importantes da manutenção predial. É essencial que estejam em perfeitas condições, evitando infiltrações e outros problemas;
FACHADA
A fachada é o cartão de visita do edifício e requer um cuidado todo especial na sua manutenção, pois sofre deterioração pela ação do tempo. Esta manutenção tem um custo elevado. Porém, se for feita de forma inadequada, pode acarretar custos muito maiores para correção ou substituição. Além disso, pode ocasionar graves acidentes e desvalorizar o imóvel.
Descrição do Sistema Entende-se por fachada toda a área externa (frente, fundo e laterais) que compõe o conjunto arquitetônico do edifício, como: • Paredes externas; • Sacada / varanda; • Janelas e esquadrias.
Componentes do Sistema A fachada de uma edificação pode receber vários tipos de revestimento e, para cada um deles, será necessária manutenção específica. Os principais tipos de acabamento de paredes externas, sacadas e varandas são: • Pinturas, Texturas: o revestimento em argamassa recebe um acabamento em pintura ou textura. • Pedras Naturais: o revestimento com pedras naturais pode ser de mármore, granito, pedra mineira, mosaico e outros. • Revestimento Cerâmico: são azulejos, pastilhas, cerâmicas e porcelanato que protegem as superfícies e têm função decorativa. • Vidros: sistema de vedação ou decoração, utilizado em esquadrias ou painéis externos. • Tijolo aparente: revestimento feito com tijolo tradicional ou específico para fachada, podendo receber um tratamento de proteção. • Concreto aparente: revestimento em concreto que pode receber uma camada protetora
Cuidados de uso
Os diferentes tipos de revestimento e acabamento de fachadas se deterioram ao longo de sua vida útil, em função de fatores externos como poluição, maresia e intempéries, bem como devido à má qualidade dos materiais empregados. São necessários cuidados específicos com a manutenção para manter a fachada em bom estado de conservação. • As soluções caseiras para manutenção da fachada devem ser evitadas; • Recomenda-se consultar um profissional habilitado para identificar o problema e orientar na solução; • Para a limpeza, utilizar apenas produtos compatíveis com o material da superfície e seguir a orientação do fabricante; • Não utilizar produtos ácidos, cáusticos ou abrasivos. Evitar uso esponjas ásperas, palhas de aço ou lixas, pois danificam os revestimentos; • A utilização de máquinas de limpeza com pressão de jato de água é indicada para acabamentos em pintura, texturizados, cerâmico, porcelanato, pastilhas, tijolo aparente, concreto aparente e vidro. A calibragem deve estar de acordo com o tipo de revestimento. O jato deve ser acionado na distância recomendada para cada tipo de acabamento; • Janelas, esquadrias e envidraçamento de sacadas devem ser protegidos adequadamente, para evitar danos durante a limpeza e manutenção da fachada; • Em caso de queda, quebra ou trinca de revestimento, substituir imediatamente a peça danificada, tendo cuidado para não danificar a camada impermeabilizante; Fachada de pele de vidro 49 • Em caso de necessidade de retoque de pintura, deve-se repintar a parede inteira para evitar diferenças de tonalidade de cor na fachada, utilizando as especificações da pintura original; • Ao fixar telas e grades de proteção é preciso vedar os furos para evitar infiltração; • Procedimentos de segurança devem ser observados na realização de serviços de pintura ou limpeza de fachadas, atendendo às exigências do Ministério do Trabalho contidas nas Normas Regulamentadoras: Andaimes e cadeiras suspensas só podem ser operadas por pessoas habilitadas, treinadas e com aptidão atestada em exame médico.
Normas Técnicas e Legislação Aplicáveis
• ABNT NBR 5.674:2012 - Manutenção de edificações — Requisitos para o sistema de gestão de manutenção. • ABNT NBR-15.575:2013 - Edificações habitacionais — Desempenho (Partes 1 a 6). • Norma Regulamentadora. NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. NR 35 - Trabalho em Altura. • Código Civil (Lei Nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002), Art. 1.336. São deveres do condômino: III - não alterar a forma e a cor da fachada, das partes e esquadrias externas.
Manutenção Predial: Obrigação do Síndico
Toda edificação está exposta a problemas estruturais ou patológicos por decorrência do tempo; com isso, a realização de serviços de Manutenção Predial devem ser feitos de imediato. A ausência desses serviços podem colocar em risco a vida e a segurança dos moradores, responsabilizando o síndico.
De acordo com o Código Civil ( Art. 1.348 da Lei nº 10.406 de 10 de Jan de 2002 ) : Compete ao síndico – Diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores.
Logo, a responsabilidade e obrigação de garantir a segurança dos moradores e a conservação do edifício, é inteiramente do administrador do condomínio, o Síndico.
A Manutenção Predial é Obrigação!
O síndico é responsável por garantir a segurança de ambas as partes (edificação e moradores) perante a lei. Quando não há o cumprimento da lei, omissão ou a falta de responsabilidade, o síndico pode responder criminalmente por seus atos. Quando uma Edificação apresenta fissuras, rachaduras, desplacamento cerâmico, armaduras expostas, infiltrações e outros problemas patológicos, é perceptível que a manutenção predial deve ser realizada. Um Síndico que não zela pela segurança, pode estar sujeito a destituição do cargo ao qual possui.
De acordo com o Código Civil ( Art. 1.349 ): A assembleia, especialmente convocada para o fim estabelecido no § 2o do artigo antecedente, poderá, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, destituir o síndico que praticar irregularidades, não prestar contas, ou não administrar convenientemente o condomínio.
Atenção Síndico !
Realize a Manutenção Predial e cumpra com suas obrigações perante a lei; dessa maneira, você garante a segurança dos moradores e da edificação.
CONDOMÍNIOS
Síndico responde por acidente se houver falta de manutenção
Acidentes nas áreas comuns dos condomínios não são raros e, quando acontecem, sempre surge a dúvida sobre quem é o responsável. Não há uma única resposta para todos os casos, mas, em regra, o síndico pode arcar com os prejuízos se for negligente com a manutenção do local ou não tiver como comprovar que se antecipou a problemas claramente evitáveis.
"Se o acidente ocorreu por falta de manutenção de alguma área, por exemplo, um piso quebrado que culminou na queda de uma pessoa, o condomínio, que é representado pelo síndico, responde", afirma advogados e especialista em questões condominiais.
Manutenção emergencial de fachada de condomínio
A manutenção emergencial de fachada de condomínio ocorre quando o problema pode colocar em risco a estrutura da edificação e a integridade de todos que ali residem e trabalham, além de transeuntes. Devido à emergência da situação, o síndico deve agir rapidamente, pois as fachadas fazem parte do sistema de vedação e impermeabilização vertical de uma fachada.
Após mulher morrer atingida por parte de fachada, prédio no Recife tem 72 horas para colocar telas de proteção
https://jc.ne10.uol.com.br/pernambuco/2021/02/12027834-apos-mulher-morrer-atingida-por-parte-de-fachada--predio-no-recife-tem-72-horas-para-colocar-telas-de-protecao.html
Célia Barros, 60 anos, passava pela calçada do prédio quando uma pedra caiu na sua cabeça. Ela morreu na hora. O Edifício São Cristóvão tem até quinta-feira (11) para colocar telas de proteção e bandejas (equipamento que apara a queda de objetos, entulhos ou outros materiais) nas fachadas
Até onde vai a responsabilidade do síndico pela manutenção do prédio?
O síndico responde por problemas de manutenção?
Manutenção preventiva: por que é tão importante e como aplicar na sua empresa
COMO FAZER DA FACHADA DO SEU COMÉRCIO UM CARTÃO DE VISITA EFICIENTE
Com cerâmicas soltando, prédios representam risco a pedestres
A causa mais evidente é a falta de reparos
Alguns prédios residenciais de Teresina estão com as cerâmicas laterais soltando, o que representa um grande risco para as pessoas, moradores ou quem esteja passando perto. Andando entre os prédios residenciais na proximidade da avenida Marechal Castelo Branco, é possível observar que eles estão aparentemente sofrendo com a ação das intempéries e da falta de manutenção. Esteticamente é possível ver que algumas placas de cerâmica, que fazem parte da decoração externa destes imóveis, estão faltando, que caíram.
De acordo com a técnicos da Renovo Reformas, dessa falta de reparos é “patologia de construção” e é algo grave que deve ser corrigido para que se evite acidentes com os que passam nas proximidades dos prédios. “Com o tempo, a construção vai precisando de manutenções, que acabam não sendo feitas, e com isso alguns problemas vão aparecendo. O mais comum é o descolamento das placas cerâmicas que revestem as fachadas de prédios, o que causa isso é ação da chuva, insolação, reações químicas, dentre outros. Isso é grave, deve ser corrigido o mais rápido possível, tanto por questão de segurança, pois essas placas ao desprender podem atingir quem estiver no perímetro, e também pelo fato desse revestimento ser uma proteção ao prédio, quanto mais tempo a fachada ficar exposta, sem essas placas, pode acarretar em outros tipos de patologia como infiltrações”, explica. A vistoria nos imóveis vai depender do tipo de construção. O que a norma Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sugere é que sejam feitas manutenções preventivas periódicas para evitar grandes problemas. Ainda segundo a engenheira, existe agora um nicho no mercado só para manutenção predial, onde os edifícios terceirizam vistorias regulares a cada dois anos, ou menos, dependendo do estado do prédio. “O problema é que estão acostumados a fazer manutenção corretiva, somente após o problema aparecer, é procurada uma solução, isso quando feito de imediato, tudo bem, mas esperam uma grande parte do revestimento cair, por exemplo, para procurarem um engenheiro ou empresa especializada para conserto”, observa Técnicos da Renovo Reformas.